Pages Menu
Categories Menu

Psicologia Online

A Psicologia Online ou Orientação Psicológica Online é um processo breve e com foco específico, na qual nós psicólogos atendemos os pacientes através do computador, celular com internet ou Tablet com internet por meio de programas simples como Skype, ou FaceTime, Hangouts ou Whatsapp.

Tem por objetivo facilitar o acesso a uma orientação psicológica regulamentada e de qualidade.

Este tipo de atendimento ou orientação vem sendo utilizado principalmente para pessoas que possuam queixas ou necessidade mais focais ou especificas, sendo o atendimento orientado de forma pontual, breve e limitado, estando de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia – RESOLUÇÃO CFP N° 011/ 2012.

A Orientação Psicológica Online já tem a aprovação dos Conselhos Federal e Regional de Psicologia e está disponível para as pessoas que buscam apoio psicológico (orientação e aconselhamento a uma queixa em específico), e tem como objetivo trabalhar as questões de maneira breve, pontual e focada.

Site do Conselho Federal de Psicologia

Site do Conselho Regional de Psicologia, RJ

  • Privacidade e segurança

O atendimento psicológico online  segue todas as normas que constam no Código de Ética Profissional do Psicólogo.  Isso garante a qualidade, sigilo, responsabilidade e ética do serviço psicológico online.

Nenhuma informação que for relatada ao psicólogo que presta o serviço online será publicada ou levada ao conhecimento de outras pessoas, contudo, a internet é um ambiente vulnerável, portanto, no que diz respeito às informações transmitidas via internet, não existem formas de garantir 100% a segurança dessas informações.

Por isso, é importante utilizar um bom software, antivírus (atualize sempre seu antivírus), e um bom firewall, e manter seu sistema operacional atualizado, e não utilizar computadores públicos para transmitir informações pessoais. Também é importante verificar as configurações dos programas utilizados para realizar os atendimentos online, pois programas como Skype podem gravar no seu computador as conversar realizadas. Então, a orientação sendo  realizada através da Internet, alguns cuidados devem se tomados.

Requisitos: Computador, celular ou tablet com acesso à internet de banda larga, Skype, Facetime, Hangouts, Whatsapp ou e-mail particular. O paciente poderá optar por usar ou não uma webcam. A orientação online destina-se a jovens e adultos (acima de 18 anos).

Nota

Informo que o site está devidamente registrado junto Cadastro junto ao Conselho Federal de Psicologia (CFP), mas ainda passará por avaliação pelo CRP/ RJ.

O selo estará na página de abertura do site. Esse selo garante que o site é fiscalizado, que o profissional responsável é registrado no CRP e está ciente de que deve agir conforme o Código de Ética do Psicólogo, que, entre outras coisas, define a garantia de sigilo de informações sobre os atendimentos no Art. 9º.

Regulamentação

O Atendimento ou Orientação Psicológica Online é regulamentado pela Resolução CFP nº 11/2012.

Atualmente podem ser realizados até 20 sessões online com cada cliente, visto que é um trabalho breve e focal, que tem como objetivo auxiliar o cliente em dificuldades específicas.  Caso contrário o cliente será orientado a procurar um psicólogo em sua cidade.